Como responder questões de administração?

- Teoria
- Entendimento da banca
- Realidade atual / Prática administrativa
O primeiro (e mais indicado) caminho a seguir sempre é verificar se a questão fala de alguma das teorias que você estudou. Se sim, basta conferir se ela está ou não de acordo com a teoria. O resto da questão vai ser depender apenas da sua memorização e compreensão.
O segundo caminho é utilizado para questões que não trazem a teoria diretamente e isso abre espaço para entendimentos diferentes de cada banca. Nesse caso, você tem que ter pelo menos uma noção desses entendimento, o que vem com a experiência de se responder MUITAS questões da banca que vai organizar a sua prova.
Se nenhum dos caminhos anteriores nos ajudar a responder a questão, só nos resta analisá-la sob a ótica da prática administrativa. Devemos observar as práticas atuais nos setores privado e público, as tendências do mercado, as novas práticas nas funções administrativas e o que está em alta nas empresas.
Ressalto que para qualquer uma das análises é necessário estudo. NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA.
No primeiro caso, você deve ter estudado pelo menos as principais teorias de adm. No segundo, você deve responder muitas questões da banca do seu concurso para, desse modo, ter familiaridade com os macetes da banca. Já no último, você deve exercitar sua capacidade de compreensão e análise conceitual sobre as vivências do dia a dia.
Por fim, vale lembrar que essa é uma análise que deve ser realizada de forma rápida durante a prova. O que eu mostrei aqui é um passo a passo que pode dar a impressão de ser demorado, mas na hora da prova você deve ser ágil.
Na maioria dos casos, você não precisará analisar todos os caminhos.
Analista Administrativo da Companhia Nacional de Abastecimento, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará e MBA em Adm. Estratégica. Possuo aprovações em vários concursos da área administrativa (MP-CE, AL-CE, TRT-6, TRF-5, TJ-CE, CONAB, UNILAB) e mais de 09 anos de experiência com concurso público.
Deixe um comentário