Vizualize

Vizualize

 

Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar.

Napoleon Hill


 

Uma das principais características dos vencedores é saber equilibrar os sonhos e o trabalho com os pés nos chão. O começo da jornada de quase todo aprovado parte de algo ainda não construído, talvez de muitas dificuldades, falta de dinheiro e de oportunidades. Em geral, são histórias que envolvem grande esforço, obstáculos e no fim, uma vitória.

Nesse processo, uma ferramenta bastante utilizada é a visualização, que nada mais é do que enxergar o futuro que se deseja mesmo muito antes dele existir. Ela é a criação de uma imagem que não existe na prática, mas apenas na imaginação e no coração daquele que a realiza.

Esse deveria ser um exercício comum a todas as pessoas. Contudo é desprezado pela grande maioria das pessoas. Coincidência ou não, quase todo aprovado em concurso tem a capacidade de visualizar o futuro desejado e utiliza essa prática para manter-se motivado.

E como ela afeta a motivação?

Como foi falado acima, muitos aprovados têm histórias de superação para contar, seja na área financeira, seja por falta de tempo ou algum outro motivo. Portanto, são pessoas que ao mesmo tempo em que enfrentavam dificuldades também conseguiam ver um céu azul no final da caminhada.

Da forma que eu estou falando, parece uma prática fácil e acessível a todas as pessoas. De fato, qualquer pessoa pode exercer a visualização, bastando parar por um minuto e refletir sobre como se vê daqui a determinado período, o que quer conquistar, o que pretende estar fazendo, qual o emprego gostaria de estar, entre outros.

Mas o que difere o futuro aprovado dos demais é a capacidade de imergir na visualização. Ele faz isso de uma forma tão comprometida, que consegue visualizar os mínimos detalhes e até experimentar sentimentos após as conquistas.

O futuro aprovado atinge um nível tão elevado de concentração ao realizar o exercício da visualização que é como se ele viajasse para esse momento. Para ele, esse cenário já existe, na verdade, sendo apenas questão de tempo até sair do estado atual para a imagem que ele já traçou na visualização.

Alguém pode falar “mas todo mundo é capaz de criar um cenário como esse”

Possível é, mas nem todos fazem. E quando fazem, não há compromisso com o futuro, já que a visão é rasa, não atingindo um nível mínimo de detalhamento que sirva ao menos para motivar-se. Infelizmente muita gente subestima o poder da visualização e combustível que ela é para determinados momentos, sobretudo àqueles em que o candidato se encontra desmotivado.

Por outro lado, o futuro aprovado é tão comprometido com os seus objetivos, aqui traduzidos na imagem visualizada, que ele não só cria o cenários, ele sente as sensações como se realmente estivesse lá. É possível sentir os perfumes do ambiente, os sabores das comidas, a alegria de sua família, a satisfação de ter conquistado suas metas e muito mais.

A visualização para o futuro aprovado é algo tão real e palpável, que ele consegue entusiasmar as pessoas mais próximas a si, pois elas veem o brilho em seus olhos enquanto falam e descrevem a imagem. Alguns conseguem atingir um nível ainda mais profundo nesse processo contagiando as pessoas e fazendo com que elas fiquem com esse mesmo brilho no olhar enquanto escutam o relato.

Se todo concurseiro entendesse o poder da visualização no processo e o quanto ela é importante para se manter firme em determinados momentos, muitos teriam resultados diferentes no final do processo.


 

Analista Administrativo da Companhia Nacional de Abastecimento, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará e MBA em Adm. Estratégica. Possuo aprovações em vários concursos da área administrativa (MP-CE, AL-CE, TRT-6, TRF-5, TJ-CE, CONAB, UNILAB) e mais de 09 anos de experiência com concurso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*